UAV – Unmanned Aerial Vehicle (veículo aéreo não tripulado) é um tipo de aeronave não tripulada, controlada remotamente, à qual podemos adaptar inúmeros sensores (Imagem, LIDAR, Térmicos, Infravermelhos, NDVI, entre outros), em função do objetivo a atingir e das especificações do trabalho, como por exemplo: topografia, cartografia, fotogrametria ou modelação 3D de terrenos, edifícios ou outros quaisquer objetos de estudo.
A topografia com auxílio de drones é um mercado em franca expansão a nível global. Afinal, todos temos interesse em obter dados, gastando menos do que com o modelo convencional (para casos de estudos simplificados) ou associar dados provenientes desses sensores, que irão complementar as outras técnicas e tecnologias ao nosso dispor, que é a situação mais habitual no caso da TopoRigor.
Através desse tipo de veículo aéreo não tripulado, os trabalhos poderão melhorar a relação custo-benefício, além de permitir uma grande acessibilidade em locais de difícil acesso, permite grande eficiência e uma obtenção de dados rápidos e precisos, quando associado a softwares específicos, técnicas e equipamentos topográficos de precisão.
Mas afinal, na prática, como funciona a topografia com Drones?
A topografia com drones é mais usual ser feita por laser scanning 3D (sensores LIDAR) e com recurso à aerofotogrametria (sensores de imagem).
Estas técnicas em associação aos equipamentos clássicos (GNSS e Estações Totais e Laser Scanner´s 3D) permitem a captação de milhões de pontos de um qualquer objeto de estudo, podendo ser obtidos inúmeros subprodutos após processamento desses dados captados pelos sensores, tais como: extração de cotas altimétricas, perfis longitudinais e transversais, curvas de nível, imagens aéreas ortorretificadas, ortofotomapas, nuvens de pontos, modelos de triangulação de terrenos ou superfícies de qualquer objeto (TIN ou Mesh), entre outros. A partir da junção destes dados georreferenciados, será possível vetorizar em 2D ou modelar em 3D, qualquer objeto ou cenário.
Vantagem da sua utilização, face aos aviões tripulados:
Os drones permitem voos mais baixos que os aviões tripulados, maior celeridade, menores custos associados e poderá igualmente alcançar um alto nível de detalhe do objeto.
Todo o processo é maioritariamente executado de forma remota e rápida e já é possível a sua utilização com ótimo resultado para áreas de muitas centenas de hectares.