O que é um Levantamento Arquitetónico?

Levantamento Arquitetónico

Trabalho de medição e representação do “as built” (como construído).Levantamento Arquitetónico


Recolha inicial de dados

Para que tenhamos elevada qualidade métrica, é essencial que os dados sejam captados com recurso a um conjunto de equipamentos topográficos de alta precisão, tais como: GNSS, Estações Totais e Laser Scanner´s 3D (LIDAR) fixos e móveis. Estes equipamentos, deverão trabalhar de forma integrada, sobre poligonais topográficas e recorrendo a alvos previamente coordenados por equipamentos de alta precisão.


Processamento de dados

Após registo, limpeza, georreferenciação e exportação das nuvens de pontos resultantes, são enviados em diversos formatos (E57, las, laz, ptx, ptg, xyzrgb, rcp ou outros), para que sejam possíveis de integrar nos diversos programas de desenho arquitetónico, como AutoCAD, Microstation, Archicad, Revit, entre outros.


Para que serve e onde é usado

As nuvens de pontos , possibilitam a mais fiel representação bidimensional e/ou tridimensional do edificado existente.
O levantamento arquitetónico, com recurso a Laser Scanner´s é habitualmente utilizado em todas as fases do processo, seja para elaboração do estudo prévio, do anteprojeto, do projeto de licenciamento e também na fase do projeto de execução e na verificação/fiscalização da fase construtiva.


A sua Importância

É um importante instrumento de trabalho, pelo qual a construção irá ser concebida e orientada até ao final do procedimento. Esta etapa é, portanto, muito importante. Nela, o profissional realiza a medição da edificação “as built”, do ponto de vista arquitetónico, permitindo, no entanto, que sejam acrescentados vários outros níveis de informação, relativamente à estrutura, AVAC, sistemas de incêndio, entre outras existências consideradas relevantes no desenvolvimento do projeto vindouro.


Resultados

O resultado do levantamento arquitetónico são os modelos 3D, BIM ou desenhos técnicos, como plantas, cortes, alçados e perfis assinalando pisos, portas, janelas, escadas, cotas, entre outros. Este trabalho deverá ser acompanhado também de levantamento fotográfico do imóvel e zonas envolventes.


Onde se revela vital

O levantamento arquitetónico é de grande importância, sobretudo nos edifícios mais antigos, para servir como uma base exata, com qualidade métrica, e dessa forma as suas reabilitações e alterações arquitetónicas, podem ser projetadas com segurança e em conformidade com as normas e leis em vigor, visando um bom desenvolvimento do futuro projeto.
É extremamente necessário e de vital importância, para edificações que não possuem qualquer registo ou projeto das suas características arquitetónicas (plantas, cortes, alçados).

Consultar a nossa página https://www.toporigor.pt/levantamento-arquitectonico-de-edificios

Português